Friday, June 14, 2013

Criando um projeto PHP com o Eclipse

Olá, criei meu blog com o intuito de compartilhar algumas coisas que tenho aprendido ao longo dos anos desenvolvendo sistemas, muitos dos meus amigos tem dúvidas básicas sobre Eclipse, Linux, Windows, Apache, IIS, Java, PHP entre outras várias coisas!
Nada melhor que compartilhar aquilo que aprendemos, pois no final todos nós ganhamos. (Share and share)
Quem está iniciando neste mundo da TI ao longo do tempo irá perceber que "tudo depende" do que, pra que, e por que!
Neste primeiro post irei demonstrar como iremos criar um simples projeto em PHP no Eclipse, que por sinal é minha IDE favorita, pois como também trabalho com Java para Web gosto de manter tudo na mesma IDE totalmente integrado.
Não irei criar um post falando sobre como instalar o Eclipse porque tanto no Linux quanto no Windows todo o processo é bem simples.
Ao longo desta minha nova distração, irei falar também sobre PHP, Eclipse, Oracle, MySQL, PostgreSQL, Ajax, Design Patterns, SVN, Java, JSF2, JSP, segurança, criptografia, iPhone, Android, Linux, Windows entre outras coisas que tenho conhecimento.
Aprendi muita coisa com meu irmão que tem um vasto conhecimento na plataforma C# e algumas certificações (Thanks dude).
Bom chega da introdução melosa e vamos trabalhar!!
O primeiro passo a ser realizado aqui é abrir o Eclipse, em seguida troque a perspectiva do Eclipse para PHP, lembrando que se você baixou o eclipse para Java e não está conseguindo visualizar a perspectiva do PHP você terá que instalar o plugin PDT (PHP development tools) no Eclipse, se tiverem dúvidas de como instalar posso criar um post descrevendo como realizar esse procedimento. Abaixo segue a imagem de como trocar a perspectiva do PHP no Eclipse:

Mudando a perspectiva no Eclipse, passo 1 e em seguida o passo 2

Selecionada a perspectiva do PHP, clique na opção File >> New Project conforme imagem abaixo:
New project

Em seguida dê um nome ao seu projeto, neste caso coloquei my_project apenas como exemplo:


O primeiro passo aqui foi dar um nome ao projeto, em seguida informar o diretório onde o sistema será criado, caso você já tenha definido seu Workspace como no meu caso, basta deixa a opção Create new project in workspace marcada e prosseguir para a opção PHP Version. Eu gosto sempre de trabalhar com a última versão mais estável tanto do PDT quanto do PHP, no meu caso estou usando a 5.4.14 no PHP. Ahh uma dica, sempre mantenha o seu Eclipse atualizado, pois com a versão do PDT atualizada você poderá encontrar novas funcionalidades que são implementadas nas novas versões.
Seguindo com a tela, o próximo passo é informar o Project layout, eu sempre utilizo o padrão, mas caso queira configurar um novo basta clicar no link Configure default... como é exibido na tela. Em seguida o próximo passo é habilitar o suporte ao JavaScript no seu projeto, para isto basta clicar na opção Enable JavaScript Support for this project, esta funcionalidade é muito útil e vale a pena você conhecer este recurso, depois brinque um pouco com isto! E por fim clicar na opção Next >.

O próximo passo é configurar o Path do PHP conforme imagem abaixo:


Include Path




Em seguida o Eclipse exibe para você o Path que você definiu anteriormente, caso você deixe padrão como no meu caso será exibida esta mesma tela:


Build Path
Pronto! A partir deste primeiro passo você já poderá visualizar o seu projeto criado em seu Workspace conforme imagem abaixo:


Your project


Bom todo este processo é bem simples certo? Mas para quem utiliza outros programas para desenvolver sistemas pode ser bem embaraçoso ter um primeiro contato com o Eclipse.
Nos próximos posts irei falar um pouco sobre o SVN, Design Patterns, Templates e o ADODBPHP, os dois últimos (Templates e ADODBPHP) são bibliotecas que utilizo a um bom tempo e recomendo muito ter conhecimento nelas para quem quer trabalhar com 5 camadas (visão, controller, negócio, mapping e handler) ou o SmartPHP que é show de bola! Beleza? Valeu.

3 comments:

  1. Vou deixar meu e-book de configuração de ambiente Java onde eu ensino a instalar e a configurar Java, JDK e as variáveis de ambiente, Eclipse, Apache Tomcat e o Banco de dados PosgreSQL e muito mais...
    Segue link pra Baixar → https://goo.gl/mNNwNZ

    ReplyDelete