Thursday, October 30, 2014

Gerando o Get and Set para o PHP utilizando o Eclipse

Para quem está iniciando o desenvolvimento de sistemas utilizando metodologias de orientação a objetos sempre pensam nessa pergunta: para que serve o get e o set? Onde eu gero isso no Eclipse? Hmmm não tem no Eclipse (PHP)! Putzz coisa de graça da nisso!
Se alguém pensou nisso (assim como pensei em 2005) estamos enganados. Fuçando um pouco na internet é possível encontrar alguns recursos que facilitam a geração desses métodos!
Quando trabalhamos com Java no eclipse basta selecionar esse recurso no menu Source » Generate Getters and Setters e o Eclipse irá abrir uma janela para que você selecione quais os atributos de sua classe serão incluídos na geração do get/set. Mamão com açúcar! Isso facilita bastante principalmente quando temos muitos atributos em uma classe.
Quando trabalhamos com o Hibernate ele já faz tudo isso automaticamente, o Hibernate é realmente uma mãe, depois irei falar um pouco sobre o Hibernate.
No PHP a única forma que eu encontrei até o momento foi trabalhar com os Templates, essa funcionalidade está disponível no Eclipse (desde que você tenha instalado o PDT plugin PHP para o Eclipse), para criar um template acesse Windows » Preferences » Digite "Template" no campo de Pesquisa » Procure por PHP e selecione Template

PHP Template

em seguida basta clicar em New colocar o nome do template (não se esqueça que este será o nome que você terá que digitar para iniciar o método de criação do get/set) e no campo Pattern basta colocar o código abaixo.

/**
 * Retorna o valor de(a/o) ${fieldName}.
 *
 * @return ${variableType}
*/
public function get${fieldNameCapital}() {
         return $$this->${fieldName};
}

/**
 * Seta o valor de(a/o) ${fieldName}.
 *
 * @param ${variableType} $$${fieldName}
 */
public function set${fieldNameCapital}($$${fieldName}) {
         $$this->${fieldName} = $$${fieldName};
}

${cursor}

Você pode customizar o seu template basta alterar o código acima e verificar as modificações.

Ativando o template

Gerando o get/set

2 comments:

  1. Post Fantástico! Não sabia que dava para salvar códigos personalizáveis direto no eclipse. Muito Obrigado!

    ReplyDelete